Um dos reflexos da pandemia que duram até hoje é a inadimplência. Segundo dados da Serasa, até abril deste ano, 71 milhões de brasileiros estavam endividados. No amazonas, 52% da população está no vermelho.
Com o alto índice de endividados, o governo federal publicou a medida provisória que criou o Desenrola Brasil, um programa de renegociação de dívidas que pode beneficiar até setenta milhões de brasileiros. As negociações devem começar a partir do próximo mês, o Desenrola Brasil é dividido em duas categorias; a primeira é destinada à famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no CAD único, e com dívidas de até 5mil reais. A renegociação pode ser parcelada em até 60 vezes, com juros de 1,9% a cada mês, e a primeira parcela, após 30 dias.
- AM é o segundo estado com maior número de pessoas endividadas, aponta pesquisa da Serasa
- Educação financeira é vista como uma solução para combater o endividamento dos amazonenses
Ouça esta reportagem em áudio:
Não podem ser refinanciadas, dívidas com crédito rural, fadin ou financiamento imobiliário. A segunda categoria é para pessoas com dívidas em bancos. Nesse caso, a negociação é direto com as instituições financeiras. Em contrapartida, o governo vai oferecer incentivo as linhas de crédito. Nas duas categorias, só podem ser negociadas dívidas feitas até dezembro do ano passado.
Segundo o Economista Altamir Cordeiro, o programa tem um impacto positivo na economia do país, ao oferecer um escape da inadimplência. Além de proporcionar alívio no orçamento das famílias de baixa renda.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar