Programa de energia solar leva capacitação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas

Um programa educacional voltado à energia solar vai levar capacitação técnica a comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas. A iniciativa é desenvolvida por uma empresa do setor de mobilidade elétrica e energia limpa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Programa de energia solar leva capacitação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas. Foto: Divulgação.

O projeto tem como foco a inclusão produtiva e o desenvolvimento socioeconômico de comunidades que enfrentam limitações de acesso à energia elétrica. De acordo com o diretor regional do Senai Amazonas, Rogério Pereira, cerca de 320 alunos serão capacitados em 16 turmas, a bordo da embarcação Samaúma II, barco-escola do Senai, ao longo do ano de 2026.

“Nós firmamos um novo projeto com a BYD para a utilização do barco-escola Samaúma II como plataforma de ensino móvel do projeto Manao Solar 4.0, voltado à capacitação profissional de alunos em sistemas de energia solar fotovoltaica e em algumas tecnologias da Indústria 4.0. Essa ação será levada às comunidades ribeirinhas do interior do estado. No projeto, vamos capacitar cerca de 320 alunos, distribuídos em 16 turmas, ao longo do ano de 2026”, afirmou.

A formação inclui conteúdos sobre sistemas fotovoltaicos, inversores de frequência, fundamentos da Indústria 4.0, eletricidade, tecnologia da informação, saúde e segurança, sustentabilidade e aplicações práticas da energia solar, preparando os alunos para atuar em um mercado em expansão.

“A gente vai trabalhar em municípios fora da região metropolitana de Manaus, sendo Coari o mais provável. As aulas serão ministradas dentro do barco, o que possibilita levar o projeto também a outros municípios. O Senai já faz esse trabalho com tecnologias convencionais, levando conhecimento ao interior. Esse projeto com a BYD acontece por meio do barco-escola Samaúma II, que foi equipado com painéis solares e uma central fotovoltaica com inversores. Vamos ensinar todas as técnicas de instalação e manutenção para o pessoal do interior”, explicou Rogério Pereira.

Além da qualificação profissional, o programa avalia soluções de energia off-grid com baterias de lítio, capazes de garantir fornecimento energético independente da rede convencional, tecnologia considerada adequada à realidade ribeirinha.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto