O Programa Primeira Infância é federal. No Amazonas, ele está presente em 59 municípios. A iniciativa atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de crianças de até 72 meses e as famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. Elas são realizadas por visitadores na residência da família. A ação possui aspectos de prevenção, proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância.
O município de Manacapuru aderiu ao Criança Feliz. A supervisora do programa no município, Michele Leal, destaca que 17 crianças são atendidas por semana, somente pela manhã.
Larissa Silveira é uma das mães atendidas pelo programa no Amazonas. Ela é moradora de Manacapuru e está à espera do segundo filho.
Nos municípios do interior do Amazonas, as famílias interessadas em participar do programa é necessário procurar a Prefeitura da cidade. Em 2024, o Governo Federal disponibilizou aos estados um montante de R$428,36 milhões para o funcionamento do Programa Criança Feliz.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação