Profissionais de Enfermagem vão às ruas para pedir celeridade em projeto que prevê reajuste salarial

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas em parceria com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Amazonas realizou na manhã desta terça-feira, uma Carreata pela Valorização da Enfermagem.

A mobilização teve o objetivo de chamar a atenção das autoridades políticas, em especial os deputados federais em Brasília para a votação do PL 2564/2020, que trata sobre o piso salarial da categoria e está tramitando no Câmara dos Deputados desde o final de 2021.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, ressaltou que o piso salarial, tem sido uma das maiores reivindicações dos profissionais de saúde.

A proposta do piso estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor.

Os profissionais justificam que a aprovação do projeto é o ponto de partida para a valorização da Enfermagem no geral e a recompensa para os trabalhadores que dedicam suas vidas a cuidar dos cidadãos.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar