Ao longo do ano, o setor acumulou índices negativos, mas se recuperou no final de 2024, apresentando boa colocação no ranking nacional.

(Foto Divulgação)
A produção industrial do Amazonas cresceu 4,3% entre os meses de novembro e dezembro do ano passado e ficou 4,0 pontos percentuais acima do resultado nacional. Na comparação com dezembro de 2023, o último mês de 2024 registrou alta de 11%. Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, a produção industrial do Amazonas obteve crescimento de 3,6%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Setor de serviços do Amazonas tem o maior crescimento acumulado em 2024, aponta IBGE
- Custo da Construção Civil no Amazonas apresenta leve aumento em janeiro deste ano
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o desempenho da indústria amazonense, em dezembro de 2024, colocou o Estado em boa posição a nível nacional.
As atividades industriais do Amazonas que registraram melhor desempenho, em 2024, foram as de fabricação de máquinas e equipamentos, que teve 52,1% de crescimento; a fabricação de produtos químicos, com 51,3%; e a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 45,4% de alta.
Ainda segundo Luan Rezende, a Média Móvel Trimestral, no Estado, superou o resultado nacional em quase 3 pontos percentuais.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar