A produção industrial do Amazonas fechou 2023 com um saldo positivo de 2,1%, no entanto, quando comparado ao ano anterior, 2022, houve uma queda de produção no setor, diminuindo os índices de crescimento.
A alta foi de 7,4% entre novembro e dezembro de 2023, colocando produção industrial do Amazonas em segundo lugar no ranking nacional. O Estado ficou atrás, apenas, de Pernambuco que registrou um aumento de 11,6%. Quando comparado ao mesmo período de 2022, o mês de dezembro apresentou queda de – 1,5%, mas isso não impediu que o Amazonas fechasse 2023 com um índice positivo de 2,1%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Comércio do Amazonas fecha 2023 com crescimento de 3,1%, aponta IBGE
- Cerca de uma tonelada de drogas avaliadas em R$ 9,5 milhões é apreendida no Rio Solimões
De acordo com o chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, Luan Rezende, a queda na produção industrial do Estado, no mês de dezembro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior, impossibilitou um crescimento maior no acumulado do ano passado.
Ainda de acordo com o técnico, alguns produtos colaboraram para o crescimento anual da indústria local.
Algumas atividades industriais tiveram resultados positivos em dezembro de 2023, sendo elas: a fabricação de bebidas, com 21,9%; produtos de metal, com 16,8%; e a fabricação de equipamentos de transporte, com 34,2%. Os piores resultados ficaram com a fabricação de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com -30,8% e a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com -20,8%.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar