Produção industrial do Amazonas cresce 1,6% em fevereiro deste ano

A alta foi impulsionada pela produção de coque, de derivados do petróleo e biocombustíveis (Foto: Reprodução Agência Brasil)

A alta foi impulsionada pela produção de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (Foto: Reprodução Agência Brasil)

Em fevereiro deste ano, a produção Industrial do Amazonas cresceu 1,6% em relação ao mês anterior. A alta no setor foi ainda maior na comparação entre fevereiro de 2023 e o mesmo período do ano passado, registando 7,1%. Já no acumulado deste ano, que corresponde aos meses 1 e 2, o aumento foi de 10,0%, considerado o maior entre os 26 Estados mais o Distrito Federal. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Na contramão, a indústria nacional recuou 0,2%, entre os dois primeiros meses de 2023. No acumulado do ano, a produção da indústria sofreu queda 1,1%. O supervisor de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, destaca as atividades que impulsionaram o setor, no Estado.

O Amazonas passou a ocupar o 7° lugar entre os Estados brasileiros que obtiveram os melhores resultados referentes à produção industrial, em fevereiro. As maiores altas foram registradas por Pernambuco, com 8,8%; pela Bahia, com 4,9%; e Minas Gerais, com 3,3%.

O avanço da produção industrial amazonense, de 7,1%, em fevereiro de 2023, frente ao mesmo mês do ano anterior, colocou o Estado em 1º lugar no ranking, com o maior crescimento no período. Nogueira revela uma perspectiva positiva para o setor, nos próximos meses.

As indústrias extrativas e de transformação do Amazonas, também, apresentaram alta, de 6,7% e 7,1%, respectivamente.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar