Apesar de liderar o ranking dos Estados que mais cresceram, em março, os índices mantêm o Amazonas distante das Unidades da Federação que mais avançam.

(Imagem Reprodução: Suframa)
Em relação a fevereiro deste ano, a Produção Industrial do mês de março cresceu 8,5%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, alta foi de apenas 1,6%, e de 1,5%, no acumulado em 12 meses. No acumulado do ano, o setor industrial do Amazonas registrou uma retração de 3,3%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Em abril, no AM, mais de 6 mil hectares foram embargados por desmatamento ilegal
- Manaus ganha nova estação meteorológica para monitoramento climático
Adjalma Nogueira, coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, explica que, apesar do resultado positivo em março, o desempenho industrial do Estado, em 2025, não é positivo.
Ainda segundo Nogueira, o Setor Industrial Amazonense revela desigualdades com segmentos que registram bons desempenhos e outros com dificuldades de avanço.
Entre as atividades que avançaram, em março deste ano, estão: a de indústria química, que teve alta de 79,4%; seguida pela de máquinas e equipamentos, com 23,5%; máquinas elétricas, com 16,7% de crescimento, e a fabricação de outros equipamentos de transporte, com 10% de avanço.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar