Em novembro de 2023, a produção industrial brasileira cresceu 0,5%, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A atividade também avançou na comparação com novembro de 2022 (1,3%). Embora os resultados sejam positivos, no acumulado de 12 meses, a produção industrial apresenta estabilidade.
Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, o setor ainda está abaixo do patamar pré-pandemia.
“Mesmo com o saldo positivo de 0,9% acumulado nos últimos quatro meses, o setor industrial ainda encontra-se 0,9% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 17,6% abaixo do ponto mais elevado da série histórica, que foi alcançado em maio de 2011”, afirma o gerente da pesquisa, André Macedo.
Treze das 25 atividades industriais pesquisadas apresentaram alta na produção em novembro, na comparação com outubro, com destaques para indústrias extrativas e produtos alimentícios.
Também tiveram altas relevantes os setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, bebidas, produtos de minerais não metálicos e metalurgia.
Doze atividades industriais apresentaram queda, entre elas produtos farmacêuticos, veículos automotores, reboques e carroceiras, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, e máquinas e equipamentos.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação