Procuradoria da ALEAM realiza capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

O Ligue 180, dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, já recebeu este ano, mais de 84,3 mil denúncias. Houve aumento de 33,5% em relação ao mesmo período de 2023. No Amazonas, em 2024, a Central registrou 1.609 denúncias, um aumento de 45,48% em comparação ao ano anterior.

Para capacitar policiais civis no atendimento às vítimas de violência doméstica familiar, os servidores das delegacias especializadas em crimes contra a mulher participam de uma capacitação promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas. O objetivo é prepará-los para oferecer um atendimento mais eficaz, com foco em princípios e práticas de acolhimento.

No estado, o maior número de denúncias está relacionado à violência contra mulheres entre 30 e 34 anos, com 285 casos. As mulheres negras são as vítimas mais frequentes. Foram 991 denúncias envolvendo mulheres pretas ou pardas. Os esposos, companheiros, ou ex-companheiros são os principais autores dos atos violentos, com 698 casos registrados.