Empresa de transporte é notificada por supostos preços abusivos

O Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) notificou a empresa Uber do Brasil Tecnologia Ltda. para prestar esclarecimentos sobre supostos aumentos abusivos nos valores das corridas durante as festas de fim de ano.

A notificação foi motivada por reclamações de consumidores, que apontaram aumentam abusivos nos preços das corridas solicitadas por meio da plataforma, especialmente em períodos de maior demanda, o que levou o órgão a solicitar esclarecimentos sobre a política de precificação adotada pela empresa.

Diante das reclamações, o órgão solicitou à empresa informações detalhadas sobre os critérios técnicos e econômicos utilizados na aplicação do chamado preço dinâmico, além das variáveis que influenciam o valor final das corridas, como demanda, oferta de motoristas, horário, localização geográfica e eventos sazonais. Também foram requisitados dados referentes aos índices de cancelamento de corridas no período, entre outras informações.

A empresa terá prazo de 10 dias úteis para apresentar as informações solicitadas, que serão analisadas para a adoção das medidas cabíveis, caso sejam constatadas irregularidades.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Procon

 

 

  • Sakuratoto