O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou, nessa terça-feira (13), uma instituição bancária, na avenida Sete de Setembro, Centro, zona Sul de Manaus, por descumprimento à Lei Estadual das Filas. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina do órgão. No local, havia mais de 10 pessoas esperando atendimento por mais de 40 minutos.
Conforme a legislação, o tempo de espera em agências bancárias e similares deve ser de 30 minutos em dias normais, 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados, e 50 minutos nos dias de pagamento de servidores públicos municipais, devido à complexidade dos serviços prestados.
Segundo o Chefe de Fiscalização do órgão, Pedro Malta, os clientes aguardavam por mais de 40 minutos na fila para receber atendimento.
Estávamos em uma fiscalização de rotina quando chegamos nessa agência da avenida Sete de Setembro e constatamos que vários clientes estavam aguardando por mais de 40 minutos para ser atendido. Logo em seguida, lavramos o auto de constatação e a empresa deve ser multada, concluiu.
Em caso de descumprimento da Lei das Filas, o consumidor a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento, e levar esse documento ao órgão para formalizar a denúncia ou ligar para os números 0800-092-1512/3215-4009.
Fonte: Procon-AM
Fotos: Divulgação