O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) apreendeu mais de uma tonelada de alimentos, nesta terça-feira (26), em um supermercado na Avenida Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Os alimentos recolhidos pela equipe de fiscalização estavam inadequados para consumo. Foi encontrada uma tonelada e 28 quilos em itens com embalagens violadas, vencidos e/ou sem informações sobre as datas de validade.
De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o supermercado foi autuado.
“Essa é uma quantia significativa, que mostra que os estabelecimentos seguem sem respeitar o básico do Direito do Consumidor, que é preservar a saúde da população. Por conta disso, o supermercado visitado nessa terça foi autuado, e os produtos precisaram ser descartados”.
Na segunda-feira (25), o órgão havia apreendido 26 quilos de produtos também em condições inadequadas, em um supermercado no bairro de Flores, zona centro-sul da cidade.
Foram retirados de circulação produtos de limpeza, laticínios e carnes. Dos itens recolhidos, a maioria estava com validade expirada ou embalagens violadas. Os outros 7 quilos restantes foram apreendidos com a data de vencimento ilegível.
“O Código de Defesa do Consumidor ressalta que as informações devem ser colocadas no produto de forma clara e precisa. O consumidor não pode ter a sua saúde colocada em risco, e é importante que os estabelecimentos observem com mais atenção os itens que colocam à venda. O supermercado visitado foi autuado”, afirmou o diretor-presidente do órgão.
Fonte: Procon-AM
Fotos: Divulgação/Procon-AM