Com o tema: “São Sebastião, protetor contra a fome, a guerra e a peste” a procissão seguiu pelas ruas do Centro de Manaus na tarde dessa sexta-feira 20/01. O cortejo com o Santo saiu às 16h da Igreja de São Sebastião, localizada na rua 10 de Julho, e seguiu pelas Avenidas Getúlio Vargas, Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, encerrando no Largo que leva o nome do santo.
São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Jesus Cristo, no período da perseguição imposta pelo imperador romano Diocleciano. Ele nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C; mas se mudou com a família, ainda pequeno, para Milão, na Itália, onde cresceu e estudou.
O pároco da Igreja de São Sebastião em Manaus, o Frei Jomeson Aparírio, destacou a importância de fortalecer a fé em Jesus Cristo, com os bons modelos, como o mártir cristão.
A industriária aposentada, Carmem Alves, de 76 anos de idade, é devota de São Sebastião. Ela relatou que, com a ajuda do Santo, conseguiu vencer uma enfermidade.
A professora Elcimar Coriolano, de 64 anos, também é devota do Santo. Ela ressaltou que acompanha as tradicionais procissões, em honra ao mártir, há mais de 40 anos, e que as caminhadas se tornaram uma tradição da família.
A solenidade encerrou com uma missa campal, em honra ao mártir cristão, ao lado do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar