Neste domingo, 06/10, durante o primeiro turno da eleição municipal em Manaus, mais de 400 mil eleitores usaram o transporte coletivo gratuito. A iniciativa visa facilitar o acesso às urnas e incentivar a participação cidadã no processo democrático.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 1.150 ônibus estavam circulando entre 04h e 18h para transportar os eleitores em todo o município. Usuários que moram em zonas longe do local de votação, reclamaram pela demora do transporte. De acordo com Gecimo Bastos Teixeira, o ônibus demorou cerca de 40 minutos para passar no ponto de embarque.
Cerca de 50 servidores do IMMU estavam fiscalizando a operação do transporte público desde às 03h30 da manhã. Os servidores atuaram nas garagens de ônibus, terminais, estações de transferência, além de monitorar os principais corredores viários por onde passam as linhas de ônibus.
As eleições também despertam a esperança de um futuro novo e melhor. Diante de tantos desafios, exercer a cidadania é algo que alegra o senhor Roberto Caminha, eleitor pelo Instituto de Educação do Amazonas (IEA).
A expectativa agora se volta para o segundo turno, onde as autoridades já sinalizaram que o transporte coletivo gratuito deverá ser mantido.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar