O primeiro ônibus 100% elétrico foi entregue na manhã dessa segunda-feira pelo prefeito, David Almeida. A implantação do novo sistema vai custar R$34 milhões, que serão repassados para a empresa vencedora da licitação. O veículo não poluente vai integrar a frota do transporte coletivo de Manaus.
De acordo com a prefeitura, esse é o primeiro dos 14 ônibus elétricos que vão ser entregues, sendo 12 do tipo básico e 2 articulados, com estações de recarga adquiridos pela prefeitura.
Conforme a administração municipal, o ônibus elétrico tem capacidade para 70 passageiros, conta com ar-condicionado, wi-fi, tomadas para recarga de dispositivos móveis, além de emitir zero poluentes e baixo nível de ruído, com autonomia de 250 km e velocidade máxima de 60 km/h.
O veículo tem uma imagem na lateral que lembra uma onça pintada. Ele carrega o slogan “eu sou amigo da Amazônia”. O veículo vai começar a circular na linha 616, que atende a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Atualmente, Manaus conta com frota operante de 1.140 coletivos, distribuídos em 219 linhas. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar