Três milhões de doses da vacina da Janssen, que devem chegar ao Brasil, na semana que vem, têm prazo de validade até 27 de junho, segundo informação do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula. O país terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses.
De acordo com Carlos Lula, o Ministério da Saúde consultou o Conass e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para saber como proceder com a oferta de antecipação da farmacêutica perante um prazo de validade apertado.
Por conta do período curto para receber e aplicar todas as milhões de vacinas, os Conselhos orientaram a pasta a distribuir as vacinas somente para as capitais.
No início do mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o governo havia conseguido antecipar a entrega das doses, mas não informou sobre o prazo de validade. No entanto, nessa terça-feira, durante a CPI da Covid, Queiroga confirmou em depoimento que o lote da Janssen tem validade até 27 de junho.
O Brasil firmou um acordo com a Janssen para receber um total de 38 milhões de doses com entregas no 3º e no 4º trimestre. A vacina requer a aplicação só de uma dose.
Da redação
Foto: Divulgação