A nova unidade de ensino tem como principal objetivo educar com foco na sustentabilidade e tecnologia.
A Escola Estadual da Floresta José Loureiro da Silva foi inaugurada nesta terça-feira 16/07. A unidade de ensino está localizada na comunidade Bom Jesus do Angelim, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do município de São Sebastião do Uatumã, no interior do Amazonas. Esta é a primeira estrutura do tipo, no Brasil, com capacidade para 200 alunos, sendo 100 em tempo integral e 100 em período noturno. A obra custou, aproximadamente, R$ 5 milhões aos cofres públicos.
- Segunda edição da Corrida do Sauim-de-coleira é lançada pela UEA
- FUnATI abre inscrições gratuitas para o curso Educador Social do Envelhecimento
Durante a entrega, o governador do Estado, Wilson Lima, destacou a importância desse tipo de estrutura para a disseminação do desenvolvimento sustentável.
A escola foi projetada para ter baixo impacto ambiental, e conta com Estação de Tratamento de Esgoto, painéis de energia solar, sistema de captação de águas pluviais, uso de madeira de manejo florestal sustentável, sistema de ventilação natural e acessibilidade. Além disso, a estrutura conta com salas de aula, de leitura, salas multiuso, refeitório, laboratório de robótica, banheiros e outros ambientes.
A professora Livane da Silva disse que a nova instituição vai agregar conhecimento a muitos estudantes das comunidades do entorno.
Outras cinco Escolas da Floresta estão previstas para serem construídas no Amazonas. As unidades serão instaladas em cinco unidades de conservação estaduais, localizadas nos municípios de Canutama, Tapauá, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré. A estrutura que será erguida em Tapauá será no modelo flutuante.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar