Prestes a completar 57 anos, Zona Franca de Manaus produzirá ventiladores pela 1ª vez

Prestes a completar 57 anos, no dia 28 de fevereiro, a Zona Franca de Manaus (ZFM) produzirá, pela primeira vez, ventiladores. A primeira vez que uma empresa tentou implantar um Processo Produtivo Básico (PPB) para a fabricação de ventiladores no Amazonas foi em 1994. Em 2019, a pedido da empresa Tutiplast, houve uma alteração do PPB relacionado ao produto, mas, mesmo assim, ninguém nunca produziu ventiladores no Polo Industrial de Manaus (PIM).

ventilador, philco, manaus, zona franca

De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o presidente da Philco Eletrônicos Ltda., César Buffara, anunciou que concentrará 25% da produção de ventiladores da empresa no Brasil, em Manaus. E, além disso, também fabricará liquidificadores.

Os 25% de toda a produção nacional de ventiladores da Philco no Brasil representa de 6 a 7 mil equipamentos por dia. A empresa já fabrica ar-condicionado, televisor e forno micro-ondas em Manaus.

Além da Philco, a Suframa também divulgou que o Grupo Moura confirmou a instalação de uma fábrica no PIM para produzir baterias destinadas a carros elétricos, entre outros produtos, como parte dos projetos de expansão da empresa.

“A Philco é uma empresa tradicional que está há muito tempo conosco, acreditou no projeto Zona Franca de Manaus e agora, mais do que nunca, resolveu ampliar os negócios. A empresa desativou toda uma planta para começar a fabricar os ventiladores e atender à grande demanda, principalmente de Norte e Nordeste. Estamos virando a chave. Tudo isso é resultado da vitória que a Amazônia e o povo amazônida tiveram com a reforma tributária”, comemorou Bosco Saraiva, acompanhado na visita dos superintendentes adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Carlito Sobrinho (Administração), além da coordenadora-geral de Comunicação e Assuntos Institucionais, Layanne Raquel; do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa; do administrador Adamilton Mourão; e do gerente de Projetos, Ozenas Maciel.

De acordo com a Suframa, a produção desses itens em Manaus atenderá a todo o território nacional, mas de forma integral, às regiões Norte e Nordeste do país.

Da Redação

Foto: Divulgação