Presidente Figueiredo, distante a 107 km da capital amazonense, é o primeiro município do Estado a aderir ao programa “Cidade Empreendedora”. O projeto será executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, por meio da implantação de políticas de desenvolvimento, distribuídas em 10 eixos estratégicos. A assinatura do termo de adesão ocorreu na última sexta-feira 14/04, no auditório da Prefeitura Municipal, na sede da cidade.
- Reajuste salarial: Servidores da Semed terão salários alterados
- Açaí movimenta economia dos municípios do interior do Amazonas
1.794 cidades aderiram ao programa, até novembro de 2022, isso corresponde a 32% dos municípios brasileiros. As localidades representam mais da metade das pequenas empresas do Brasil, e 55,3% do Produto Interno Bruto – PIB nacional. A região com mais participantes é a Sudeste, com 819 cidades beneficiadas.
A superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, explica como o programa será desenvolvido em Presidente Figueiredo.
A Terra das Cachoeiras tem o segundo maior Produto Interno Bruno – PIB per capta do Estado, segundo um levantamento realizado pelo IBGE, em 2019. São R$ 26.395 para cada um dos quase 40 mil habitantes do município, representando um crescimento de 13,25% em relação ao ano anterior. A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lópes, destacou as ações que estão sendo implementadas na cidade, em parceria com o Sebrae Amazonas.
As primeiras ações do “Cidade Empreendedora”, no município, iniciaram na semana passada, através da realização de um levantamento da atual situação do município. 20 agentes de desenvolvimento visitaram estabelecimentos comerciais e órgãos públicos municipais, orientando empreendedores e servidores da Prefeitura quanto a busca por crédito e boas práticas de negócios e gestão.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar