A capital amazonense foi uma das paradas escolhidas pelo chefe de Estado norte-americano, Joe Biden nesse domingo, durante a agenda oficial que vai cumprir no Brasil. Ele anunciou o aporte de 50 milhões de dólares ao Fundo Amazônia.
O desembarque aconteceu na tarde desse domingo (17), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acompanhado da filha e da neta, foram recebidos pelo governador do Amazonas e o Prefeito de Manaus. Na ocasião, o chefe do executivo estadual Wilson Lima, agradeceu a visita e falou sobre a preservação da floresta e da população amazônica.
- Presidente dos Estados Unidos deve visitar Museu da Amazônia no domingo
- Casa Branca confirma visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Manaus
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou, durante a chegada do chefe de Estado norte-americano, que a Conferência Municipal do Clima será realizada em dezembro, preparando a cidade para a participação na COP30, que ocorrerá em Belém.
Em Manaus, Joe Biden fez um sobrevoo de helicóptero pela região com o cientista brasileiro Carlos Nobre, referência mundial em pesquisas sobre mudanças climáticas. Depois, visitou o Museu da Amazônia (Musa), na zona Norte de Manaus, onde se encontrou com lideranças indígenas da Amazônia brasileira. Em seu pronunciamento oficial, o democrata anunciou o aporte de mais US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia, e reforçou que deixa um legado forte para Donald Trump, que assume a presidência americana em 2025. O investimento tem como objetivo acelerar os esforços globais para conservar terras e águas, proteger a biodiversidade e enfrentar a crise climática.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar