Prefeitura prevê vacinar mais de 65 mil pessoas na semana; inicia faixa de 18 a 34 anos com comorbidades

A Prefeitura Manaus espera vacinar 65.345 pessoas agendadas para receber as doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford, nesta semana. Nesta segunda-feira (26/4), as pessoas de 18 a 34 anos que apresentam comorbidades iniciam o ciclo de proteção vacinal, com a primeira dose do imunizante. Também nesse dia, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias recebem a segunda dose da vacina, concluindo a proteção contra a Covid-19. O cronograma de atendimento segue a ordem decrescente de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) indica que 7.714 pessoas de 18 a 34 anos estão no grupo prioritário das comorbidades e receberão a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Nesta terça-feira (27/4), a oportunidade é para os cidadãos de 56 a 59 anos com comorbidades que ainda não se imunizaram. A data também está reservada para segunda dose de idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias.

A repescagem de quarta-feira (28/4) é para os portadores de comorbidades com 41 a 55 anos. A Semsa estima que o total de pessoas do grupo prioritário das comorbidades que ainda não compareceram aos postos de vacinação é de 17.671.

De quinta-feira (29/4) a sábado (1º/5), a campanha prossegue com a oferta da segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.

Pela programação da prefeitura de Manaus, ao longo desta semana também serão vacinados, em nova etapa de 1ª dose, os trabalhadores da saúde. Para receber a vacina, eles devem se registrar no link http://bit.ly/cadastrovacinasaude e consultar o Imuniza Manaus para verificar a data e a hora do agendamento. Os profissionais também devem apresentar, no posto de vacinação, contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo com um estabelecimento de saúde.

Para as pessoas com comorbidade que vão receber a primeira dose, é necessário apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Nos casos de obesidade, é válida declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada; para pessoas com HIV são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde, a declaração do Siclon (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos) ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a vacinação deve priorizar as pessoas que apresentam diabetes mellitus, obesidade grave (Índice de Massa Corporal igual o maior que 40), anemia falciforme, hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas,  hipertensão arterial em estágio 3 e hipertensão Arterial e Resistente (HAR), pneumopatias graves crônicas, cirrose hepática, doença renal crônica, imunossupressão, síndrome de Down, doença cerebrovascular, pessoas com o HIV e cardiopatas, porque correm risco de desenvolver a forma grave da Covid-19, podendo até morrer.

 

Pontos de vacinação

Zona Norte:

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

 

Terminal de Integração 6

Avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul

 

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- Crespo

 

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

 

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi-AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

 

Zona Oeste

Balneário do Sesc-AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

 

Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

 

Exclusivo trabalhadores da saúde:

Escola de Enfermagem da Ufam – Rua Teresina, 495, Adrianópolis

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: João Viana / Semcom