Uma informação divulgada nas redes sociais orienta para que a população procure Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em diferentes pontos da cidade para testagem de Covid-19 e receber medicação, entretanto, a Prefeitura de Manaus esclareceu nessa quinta-feira(07/01) que o link divulgado contém equívocos que podem confundir as pessoas que precisam de atendimento nessas unidades.
São 22 pontos de atenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para atender a pacientes com suspeita de síndromes gripais e de Covid-19. 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão distribuídas em todos os Distritos de Saúde da cidade, duas clínicas da família e três Unidades Básicas de Saúde Móveis, para assegurar o acesso dos usuários às consultas médicas, orientações e tratamento para os casos positivos.
Para mais informações sobre os endereços é possível consultar o link https://cutt.ly/4jjhjvL.
Das 22, dez UBSs fazem coleta de RT/PCR (Arthur Virgílio, no Disa Norte; Morro da Liberdade e Theomário Pinto, no Disa Sul; Amazonas Palhano, Alfredo Campos e Leonor Brilhante, no Leste; e Deodato de Miranda Leão, no Distrito de Saúde Oeste; mais as três UBSs Móveis – Lago Azul, Cidadão 1 e Nova Vitória 2.
Nas outras, quando há indicação do exame RT/PCR, é feito o encaminhamento para uma das dez que fazem a coleta. O material é enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), para a análise e divulgação do resultado.
Com informações da Assessoria
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom