Nessa terça-feira (16), o prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, assinaram o Termo de Cooperação Técnica para realizar obras dos sistemas de abastecimento de água e construir 48 quilômetros de tratamento de esgoto do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O projeto deve contemplar os moradores da comunidade da Sharp e da Manaus 2000, na zona Sul. Com a obra, a capital passa a ter 32% de cobertura de esgoto.
No evento, que aconteceu no trecho interditado para a construção do complexo viário da avenida das Torres, David Almeida disse que o objetivo é terminar o seu primeiro ano de gestão com mais de 40% da cidade contando com a cobertura total de esgoto.
Quando assumimos a prefeitura, nos reunimos com a Águas de Manaus e firmamos essa meta de ampliar a cobertura de esgoto na cidade de Manaus. Em pouco mais de um ano e meio, chegamos a 26%. Com essa obra, vamos para 32% ainda neste ano, e no final do ano que vem, com investimentos da concessionária, da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado, nossa meta é chegar a 43% de cobertura de esgoto, enfatizou Almeida.
A nova parceria entre os poderes municipal e estadual vai beneficiar quase nove mil famílias que passarão a contar com um melhor saneamento básico e um fornecimento de água digno.
Segundo o governador Wilson Lima, essa obra vai atender 6,8 mil famílias que nunca tiveram cobertura de esgoto, além de 1,3 mil famílias com abastecimento de água.
Eu fico muito feliz com esse avanço, porque isso representa uma melhora na saúde. Teremos menos pessoas procurando as unidades de saúde para tratamento, principalmente crianças e idosos.
O governador também anunciou a doação de um terreno localizado no bairro Raiz, zona Sul, para a empresa Águas de Manaus que vai construir uma nova rede de tratamento. O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano.
Com informações da Semcom
Fotos: Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda/Semcom