Prefeitura e Governo assinam convênio para aquisição de ônibus elétricos

A assinatura do convênio entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado aconteceu nesta terça-feira, no auditório da Prefeitura de Manaus. A assinatura é o primeiro passo para a aquisição dos 12 primeiros ônibus 100% elétrico e com zero poluentes que serão introduzidos à frota convencional em circulação na capital. A parceria faz parte do pacote que contempla investimentos na Mobilidade Urbana.

Os ônibus vão integrar a frota do sistema de transporte urbano de Manaus. Dez serão modelo Padron, que possui 14 metros e tem capacidade para até 95 passageiros. Os outros dois serão articulados, e medem 22 metros e 50 centímetros com capacidade para até 170 passageiros.

De acordo com o prefeito Davi Almeida, além dos ônibus elétricos há previsão da chegada de novos ônibus para reforçar a frota do transporte coletivo.

Durante a coletiva de imprensa o prefeito também anunciou novas obras para melhorar a mobilidade urbana da cidade.

A previsão de chegada dos novos coletivos é de até 90 dias após a finalização de processo de licitação, com previsão para encerrar no final do primeiro semestre deste ano. O governador Wilson Lima falou sobre os investimentos para a cidade.

Os carros elétricos podem armazenar a eletricidade a bordo ou podem ser alimentados de forma externa. Os que armazenam eletricidade são principalmente ônibus elétricos e bateria, nos quais o motor elétrico obtém a partir de uma bateria de bordo.

Os carros no modelo elétrico não emitem nenhum tipo de gás ou fumaça, portanto, é um transporte sustentável. Além disso, é mais silencioso do que os ônibus a combustão.

O convênio é formalizado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e tem valor global de R$ 35,4 milhões, incluindo contrapartida da prefeitura.

O protocolo contempla investimentos de R$ 580 milhões do Estado em 11 projetos, que incluem o passe livre estudantil para alunos das redes públicas estadual e municipal, asfaltamento de 10 mil ruas, reforma de feiras e mercados e obras para contenção de erosões em Manaus.

Ônibus elétricos serão inseridos no transporte público coletivo de Manaus e analisados em um estudo científico. A ideia é estabelecer parâmetros comparativos e traçar paralelos entre custos e benefícios ambientais. Estudo avaliará benefícios e custos de ônibus elétricos em Manaus (radioriomarfm.com.br)

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar