A prefeitura de Manaus repassou R$ 180 mil em dinheiro público para a Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus, conforme o Diário Oficial do Município da última segunda-feira. A justificativa é uma ‘Mostra Cultural Folclórica’ que acontece desta quarta-feira (25) até o próximo domingo (29), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na Constantino Nery.
De acordo com Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), as apresentações são das 19h às 22h, e, para o público geral, o evento será apresentado de forma virtual.
A prefeitura diz que o evento será uma mostra não competitiva, sem público, e os grupos terão equipes reduzidas, devido aos protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.
A transmissão será por meio das mídias sociais da prefeitura de Manaus (@prefeiturademanaus), e Instagram da Manauscult (@manauscult). Nos dias 28 e 29/8 a TV Encontro das Águas, também transmitirá a programação pelo canal em sinal aberto. “Em consonância com os participantes, encontramos essa solução para o fomento cultural, com um aporte financeiro de mais R$ 220 mil”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira. O valor anunciado por Alonso Oliveiro é diferente do informado no Diário Oficial.
A prefeitura diz que serão 50 grupos folclóricos, incluindo os bois-bumbás, sendo 37 da categoria Prata, divididos entre 10 quadrilhas tradicionais, quatro quadrilhas cômicas, quatro quadrilhas de duelos, sete cirandas, seis danças nordestinas, uma tribo, duas danças nacionais, uma dança internacional, e uma dança do cacetinho.
Na categoria Bronze, serão 12 grupos com quatro cirandas, duas danças nordestinas, duas quadrilhas cômicas, uma quadrilha de duelo, uma dança alternativa, uma dança nacional e uma tribo.
Cada grupo poderá ter até 30 participantes (brincantes, coordenação, músicos), sendo o mínimo de oito pares de brincantes e o máximo de 12.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Nathalie Brasil/ Semcom