Dando continuidade às ações de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus terá 12 pontos de vacinação abertos, neste sábado, 30/7, em todas as zonas geográficas da capital. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferta a vacina para todas as pessoas a partir de 3 anos de idade.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, pede que a população retorne aos postos para completar o ciclo vacinal, com a segunda, terceira e quarta dose, respeitando as faixas-etárias e os intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde. Basta comparecer ao local de vacinação portando documento de identificação com foto e o cartão de vacina.
“A secretaria continua tomando as medidas necessárias para facilitar o acesso do cidadão às vacinas, como a abertura dos pontos até aos sábados, para alcançar aqueles que não têm tempo durante a semana. Nossa maior preocupação é com a grande quantidade de pessoas com esquema desatualizado, então reforço que se a terceira ou quarta dose já está liberada, para sua faixa etária, tome o mais breve possível”, afirma.
Djalma informa que neste sábado, 11 unidades de saúde vão ofertar o imunizante das 8h às 12h. O ponto estratégico montado na praça de alimentação do Studio 5, na avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial, atenderá os usuários das 9h às 16h.
A lista completa com os endereços dos pontos de vacinação pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também são disponibilizadas nas redes sociais da secretaria: @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.
Leia também:
Incidência de covid-19 grave é até 3 vezes maior entre não vacinados
Intervalos
O titular da Semsa explica que as crianças de 3 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e os que têm 18 anos ou mais e ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a Covid-19 devem buscar imediatamente os pontos de vacina para tomar a 1ª dose. Ele também destaca que o recebimento da 2ª dose é essencial para completar o ciclo vacinal inicial, com intervalo de 21 dias para Pfizer, 28 dias para Coronavac e AstraZeneca, e 2 meses para a Janssen.
Já a 3ª dose está liberada para o público com 12 anos de idade ou mais. Adultos imunossuprimidos podem recebê-la com intervalo de pelo menos 28 dias após a 2ª dose; adolescentes imunossuprimidos devem respeitar o intervalo de pelo menos dois meses; idosos a partir de 60 anos, três meses; e o público em geral a partir de 12 anos, quatro meses.
A 4ª dose pode ser recebida por todas as pessoas com 18 anos ou mais, desde que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos quatro meses. Em caso de dúvida, os usuários podem consultar a sua dose pendente na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br).
Pontos de vacinação
9h às 16h
Studio 5 (praça de alimentação) – Avenida Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial
8h às 12h
Clínica da família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul
UBS Áugias Gadelha – Rua 15, Cidade Nova I
UBS Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, 170, Núcleo 3, Cidade Nova
UBS Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina
USF Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Flores
UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, Morro da Liberdade
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, Zumbi
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, São José Operário
USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves
UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória
UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, Compensa I
Fonte: Semsa
Foto: Antonio Pereira / Arquivo Semcom