Prefeitura de Manaus inicia segunda fase da campanha de combate ao trabalho infantil

infantil

Agentes da Semasc identificaram menores em situação de trabalho infantil (Foto Divulgação)

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – Semasc deu início, nessa terça-feira 28/02, à segunda fase da campanha de combate ao trabalho infantil. As ações começaram, pela parte da manhã, em alguns semáforos localizados nas ruas da capital amazonense. Na ocasião, agentes da pasta identificaram menores em situação de trabalho infantil e os encaminharam à sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, no Centro de Manaus.

No local, tanto as crianças e adolescentes quanto os seus familiares, foram ouvidos e receberam atendimentos de acordo com as suas necessidades, explica a titular da Subsecretaria de Políticas Para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

De acordo com dados levantados pelas equipes de abordagem da Semasc, há, pelo menos, 292 famílias com crianças e adolescentes, em situação de trabalho infantojuvenil, em Manaus. Durante as abordagens, 23 famílias com 43 crianças, foram encaminhadas ao centro de atendimento, e receberam orientações quanto ao risco, oferecido pelas ruas, à integridade dos menores.

Os responsáveis também foram alertados quanto às penalidades, em caso de reincidência, conforme destaca a chefe da Divisão de Média Complexidade da Semasc, Márcia Helena.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar