Prefeitura de Manaus e Ministério da Saúde se reúnem para discutir campanha de imunização

A Prefeitura de Manaus e o Ministério da Saúde se reuniram  para discutir a campanha de imunização.  O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Eder Gatti, visitou a sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), onde conversou com a titular da pasta, Shádia Fraxe, e com o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, sobre as ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus durante a Campanha de Multivacinação na capital.

O diretor também conheceu a rede de frio do Programa Nacional de Imunizações local, no Distrito de Saúde Oeste, composta por 13 câmaras frias e ultrafrias, com capacidade para armazenar 1 milhão e 800 mil de doses de vacina para distribuição à rede básica de saúde do município.

De acordo com Eder Gatti, a campanha de multivacinação vai acontecer em todo o Brasil, por etapas, sendo que Amazonas e Acre serão os primeiros a dar início à ação em virtude da confirmação de um caso de poliomielite no Peru e o risco de reintrodução do poliovírus pela área de fronteira.

Em Manaus, sob a execução da Semsa, a campanha teve início no ultimo sábado, 13/5, e segue até o próximo dia 25 nas 171 salas de vacina da rede municipal de saúde, visando alcançar o público de 0 a 14 anos com atraso no calendário vacinal.

Para receber as vacinas é importante levar documento de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e a caderneta de vacinação. Os endereços e horários de funcionamento das salas de vacina da rede municipal podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link bit.ly/salasdevacinamanaus. Para as crianças que não tomaram a vacina BCG na maternidade, logo após o nascimento, a Semsa mantém unidades de referência que podem ser acessadas por meio link bit.ly/salasBCGManaus.

A secretária informa que, além da vacinação nas unidades de saúde, a Semsa vai realizar busca ativa de crianças com atraso vacinal, com visitas dos agentes comunitários de saúde casa a casa, em especial, nas áreas mais remotas do município. A ação vai contar com o suporte de informação georreferenciada, para localizar com mais precisão o público-alvo.

De acordo com estimativa do IBGE (2021), a população de 0 a 14 anos residente em Manaus é de 551.268 crianças e adolescentes, sendo que 34.592 são menores de 1 ano.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, lembra que a meta de cobertura vacinal preconizada para todas as 18 vacinas do calendário básico nacional é de 95%, e que atualmente, em Manaus, apenas a BCG alcança a cobertura ideal. “Todas as demais, a exemplo do que ocorre no restante do país, estão abaixo do mínimo esperado”, atesta.