Prefeitura de Manaus anuncia medidas emergenciais para enfrentar impactos do clima

Prefeitura de Manaus anuncia medidas emergenciais para enfrentar impactos do clima

Nesta quinta-feira, 20 de março, a Prefeitura de Manaus anunciou medidas emergenciais para enfrentar os impactos das fortes chuvas que têm atingido a cidade. A reunião aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

A cidade de Manaus é uma das maiores do país com problemas de habitação, com mais de 1.600 setores de risco, áreas classificadas como risco baixo a muito alto, totalizando 484km². Dentre essas áreas, 644 estão em situação de alto risco.

Nos últimos 40 anos, a cidade de Manaus teve 60% de toda a sua área ocupada de forma indevida, e a falta de políticas públicas faz com que famílias morem em áreas de risco, totalizando 52 mil casas localizadas em terrenos de risco, como explica o prefeito David Almeida.

Cerca de 4.720 moradias estão sendo construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, com um investimento de R$ 1 bilhão e 100 milhões, e a contrapartida da Prefeitura é de R$ 110 milhões.

Além disso, a prefeitura está em tratativas com representantes de uma empresa mexicana que trata de radares meteorológicos. A capital amazonense vai contar com nove estações meteorológicas, com leitura feita por satélite.

No dia 19 de março, choveu 86 milímetros. Comparado ao mesmo mês no ano anterior, em todo o mês de março foi registrado 226 milímetros, um número alto dentro dos dados. Manaus conta com 36 igarapés, e seis igarapés, bueiros e bocas de lobo estão passando por desassoreamento, que é o processo de remover sedimentos e vegetação do leito de um rio.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto