O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) oficiou os prefeitos dos municípios para responderem um questionário referente às campanhas de vacinação contra a Covid-19 realizadas em cada local. O procedimento faz parte de um projeto para auxiliar os gestores na operacionalização da vacinação.
De acordo com o presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, os questionamentos são necessários para entender como as campanhas estão sendo conduzidas e realizar o cruzamento de dados para garantir que o processo seja transparente, igualitário e conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Conforme o ofício emitido, os gestores têm até o dia 18 de abril para responder dois questionários com perguntas referentes à imunização. Os questionários abordam temas como a logística para aplicação e recebimento da vacina; gestão dos insumos necessários; processamentos de dados cadastrais, além da comunicação e transparência no processo de vacinação.
Planejamento nacional
Os pedidos de informações aos prefeitos do Amazonas fazem parte de uma iniciativa do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil, que vai reunir os dados a nível nacional para colaborar com a otimização dos planos de imunização. Os dados vão fazer parte de um site específico sobre o tema.
Por meio desta ferramenta, o Conselho fará uma análise das maiores dificuldades apontadas pelos gestores para viabilizar as possíveis contribuições que podem ser feitas pelos Tribunais aos municípios do país.
Fonte: TCE-AM
Foto: Divulgação/Semcom