A lei municipal número 2.526 instituiu o Festival Sou Manaus Passo a Paço em 23 de outubro de 2019, com realização obrigatória na primeira quinzena de setembro. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no entanto, anunciou que mudará a data do evento para julho, em 2024.
No próximo ano haverá Eleições e o atual chefe do executivo municipal deve tentar a reeleição. E a Lei das Eleições (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997) proíbe inaugurações e contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos, nos três meses que antecederem as eleições.
David Almeida, contudo, afirmou que a mudança de datas não tem relação com a proibição eleitoral.
“Isso é política continuada. Está na lei (2.526 de 23 de outubro de 2019). Vamos fazer a modificação na lei, inclusive. Não tem impedimento nenhum. Por exemplo, a Eleição ano passado teve um evento no mês de setembro. É política de estado da prefeitura, então não teria impedimento nenhum. Se politicamente fosse beneficiar, era melhor deixar em setembro, que estava bem mais próximo da Eleição. Não tem problema nenhum, não tem relação a questão eleitoral”, disse David Almeida.
De acordo com David Almeida, o objetivo não é ‘driblar’ a legislação eleitoral, mas aproveitar as potencialidades do Rio Negro no período da cheia.
“Nós queremos é aproveitar a nossa potencialidade do Centro de Manaus, do nosso rio (Negro), da cheia. O rio alcança o ápice em junho, até 15 de junho, e ele vai descendo. Mas, até em julho, a gente ainda consegue ter uma boa quantidade de água aqui para poder fazer os esportes náuticos. Vamos ter que mudar a posição do palco para que o público possa acompanhar”, afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Clóvis Miranda / Semcom / Sou Manaus