O prefeito de Manaus, David Almeida foi diagnosticado com carcinoma basocelular, tipo mais comum de câncer de pele. Ele foi submetido neste domingo (13/03) a um procedimento dermatológico na região do nariz.
Segundo nota da prefeitura de Manaus, o tipo de câncer que o prefeito de Manaus possui tem alcance de cura definitiva em 75% dos casos.
O procedimento foi bem-sucedido e realizado pelo dermatologista doutor Carlos Chirano, em Manaus. Na ocasião, foram retiradas todas as células basocelulares da área afetada.
David Almeida passa bem e ficará despachando em home office por sete dias, conforme orientação médica.
Câncer de pele
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.
O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.
Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas.
Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.
- Amazonas ganhará Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero
- Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022
Da redação – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação