Nas feiras e mercados, a missão da maioria dos consumidores é encontrar produtos mais barato. Uma pesquisa feita pelo instituto brasileiro de economia da fundação Getúlio Vargas, aponta que o preço do prato feito teve um aumento de 23% nos últimos 12 meses, e desta vez o vilão é o tomate, com uma alta de 127%.
A maioria dos tomates vendidos em Manaus, vem do estado da Bahia, e nesse período do ano a produção reduz por causa do período chuvoso no país, o que deixa o fruto ainda mais disputado.
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Janderson Costa é feirante na Manaus Moderna há mais de 08 anos, ele diz que tem comprado o produto com valor mais elevado, e por isso, não tem como vender mais barato.
O Economista Marcus Evangelista, explica que fatores como a chuva, não dá para evitar, e além disso, a logística até chegar no Amazonas também é mais cara.
A inflação do prato feito, leva a variação de 9 itens além do tomate. E a alta desses produtos, reduziu o poder de compra do vale alimentação.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar