Preço do tomate sobe mais de 100% em um ano, e consumidores sente os efeitos na hora da compra

Nas feiras e mercados, a missão da maioria dos consumidores é encontrar produtos mais barato. Uma pesquisa feita pelo instituto brasileiro de economia da fundação Getúlio Vargas, aponta que o preço do prato feito teve um aumento de 23% nos últimos 12 meses, e desta vez o vilão é o tomate, com uma alta de 127%.

Preço do tomate sobe mais de 100% em um ano, e consumidores sente os efeitos na hora da compra.

Preço do tomate sobe e consumidores sente os efeitos na hora da compra.

A maioria dos tomates vendidos em Manaus, vem do estado da Bahia, e nesse período do ano a produção reduz por causa do período chuvoso no país, o que deixa o fruto ainda mais disputado.

Janderson Costa é feirante na Manaus Moderna há mais de 08 anos, ele diz que tem comprado o produto com valor mais elevado, e por isso, não tem como vender mais barato.

O Economista Marcus Evangelista, explica que fatores como a chuva, não dá para evitar, e além disso, a logística até chegar no Amazonas também é mais cara.

A inflação do prato feito, leva a variação de 9 itens além do tomate. E a alta desses produtos, reduziu o poder de compra do vale alimentação.

 

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar