Na Feira da Manaus Moderna, o movimento tem sido intenso nesses dias. É a corrida pelo peixe da Semana Santa. Por isso, o manauara tem se desdobrado para conseguir o alimento fresquinho e por um preço que caiba no bolso. As opções são muitas como enumera o vendedor, Humberto Costa.
Os clientes tem chegado de várias partes de Manaus. A procura é pelo famoso tambaqui, mas tem que prefira o pirarucu. O Jaraqui também está na lista dos mais consumidos nesta semana Santa. O Gilberto atravessou a cidade para tentar garantir o almoço da sexta-feira Santa.
De fato, o peixe regional teve um leve reajuste nos últimos dias. Segundo a Associação dos Permissionários da Feira da Manaus Moderna, o quilo do tambaqui saiu de 15 para 18 reais da semana passada para cá. O preço do Pirarucu seco também teve um aumento de quase dez reais. Já o quilo do pirarucu salgado saiu de 37 reais, na semana passada, para 45 reais esta semana. Um aumento de mais de 17%. E mesmo com leve reajuste, o pirarucu é um dos campeões de venda. A Valdeniza Rodrigues dispensa os peixes nobres e compra aqueles peixes pouco consumidos, mas que também são muito saborosos.
Surubim, pirarucu, jaraqui, pacu ou tambaqui. Não importa qual peixe será servido, na tradição cristã, o peixe tem significado simbólico.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet