Pré-candidatura de Cidade mostra que Wilson Lima não retribuirá apoio a David Almeida

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, foi oficializado como presidente do partido União Brasil municipal de Manaus, no último sábado (16). Ele disse estar preparado para disputar o cargo de prefeito da capital nas próximas Eleições. O presidente do União Brasil no Amazonas é o governador do Estado, Wilson Lima. Por isso, naturalmente, apoiará a candidatura do par partidário à chefe do executivo municipal, em outubro.

roberto cidade, wilson lima, união brasil, eleições, prefeito, manaus

Tal movimentação deixa cada vez mais improvável uma retribuição do governador Wilson Lima ao apoio do prefeito David Almeida (Avante) na reeleição de Lima, em 2022. Em dezembro do ano passado, inclusive, o prefeito chegou a afirmar que a indicação do candidato a vice-prefeito para tentativa de reeleição dele precisava da aprovação de Wilson Lima por causa do acordo firmado nas Eleições de 2022, no qual o atual vice-governador Tadeu de Souza (Avante) foi uma indicação de David Almeida.

Conforme o analista político Afrânio Soares, proprietário da empresa Action Pesquisas, o governador Wilson Lima nunca esteve verdadeiramente com David Almeida.

Alianças

Do mesmo modo, o analista crê que a presença de Alfredo Menezes, do PL, no evento do último sábado, assim como o a aproximação do deputado federal Alberto Neto, também do PL, e que há pouco tempo tinha dito que seria candidato a prefeito de Manaus, pode indicar outras possibilidades de blocos políticos.

Porém, nas pesquisas iniciais de intenção de votos, Roberto Cidade não aparece como favorito a um possível segundo turno. Contudo, Afrânio Soares não acredita que o novo líder do União Brasil entrará na disputa apenas para tirar votos de Amom Mandel (Cidadania) ou para eleger bancada de vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

As Eleições 2024 serão no dia 6 de outubro, em primeiro turno. Por fim, caso necessário, no dia 27 de outubro há o 2o turno.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

David Almeida critica Bolsonaro e chama Paulo Guedes de imbecil por ataques à ZFM