Prazo para diplomação dos candidatos eleitos em 2020 termina nesta sexta-feira

Diversos tribunais regionais eleitorais realizam, nesta sexta-feira, a diplomação dos candidatos eleitos em 2020. Conforme orientação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, por conta da pandemia da Covid-19, as cerimônias acontecem de forma virtual ou com restrição ao público.

Cada corte ou Junta Eleitoral definiu a data e a maneira que melhor se ajusta à realidade local. Em Manaus, a diplomação do prefeito eleito, David Almeida, será realizada às 16h, no Tribunal de Justiça do Amazonas, e será transmitida de forma online.

A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no cargo. Todos os candidatos vitoriosos e suplentes, até a terceira colocação, podem emitir o diploma de forma online diretamente no site do TRE de cada estado. Na impossibilidade técnica, ele pode ser retirado no cartório eleitoral da zona do candidato.

De acordo com o Código Eleitoral, no diploma está o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: José Cruz/Agência Brasil