O prazo segue o calendário eleitoral. A partir desta quarta-feira, 20, até o dia 5 de agosto, serão realizadas as convenções partidárias para escolher os candidatos às eleições deste ano. O procedimento é exigido por lei. Para muitos é o pontapé inicial da campanha, como explica o cientista político, Helso Ribeiro.
No cenário amazonense, cada partido poderá lançar até 25 candidatos à Assembleia Legislativa, já a Câmara Federal até 9 candidatos e um candidato ao Senado, além de candidato ao Governo do Estado.
O partido que não fizer a convenção, atender ao prazo, fica sem candidatos no pleito de 2022. As convenções poderão ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. O candidato pode ser substituído em alguns casos, como destaca o cientista político Carlos Santiago.
No caso de candidata mulher ela só pode ser substituída por uma pessoa do mesmo gênero. A legislação eleitoral também proíbe a candidatura avulsa ou seja desvinculada da aprovação de um partido político, mesmo que a pessoa esteja de fato filiada a uma legenda. De acordo com a lei, após o período das convenções, os partidos têm até dia 15 de agosto para fazer o registro na Justiça Eleitoral. A campanha começa no dia 16 de agosto. Somente a partir desta data será permitido pedir votos.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Antonio Augusto/secom/TSE
José Cruz Arquivo Agência Brasil