Os dois principais casos de descarte de animais mortos em áreas urbanas de Manaus, flagrados neste segundo semestre, já está nas mãos da justiça. No primeiro, oito cães e seis gatos congelados foram encontrados em uma lixeira na feira do bairro Coroado, na zona leste da capital, no dia 6 de julho. Porém, o prazo médio de 30 dias para conclusão das investigações expirou e o inquérito foi enviado para o judiciário sem a indicação de um autor.
No segundo, referente a sete cães e um gato encontrados na região da Cachoeira Alta, no Tarumã, Zona Norte, o inquérito foi concluído e tem réu confesso. No caso em que o inquérito não indicou um responsável, o delegado da Especializada em Crimes Contra o meio ambiente (Dema), Bruno Hitotuzi, afirma que as provas materiais e declarações de testemunhas foram enviados à Justiça.
Bruno Hitotuzi lembra que as investigações foram reabertas e que, caso o Ministério Público do Estado solicite mais informações, já existem evidências capazes de indicar responsáveis pelo descarte de animais na Feira do Coroado.
Os processos são de domínio público e podem ser consultados no site do Tribunal de Justiça do Amazonas, o www.tjam.jus.br.
Processos: 0209474-30.2017.8.04.0001 e 0633710-78.2017.8.04.0001.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Facebook