As comunidades indígenas Tatuyo, Cipiá, Tuyuka e Diakuru que ficam localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Tupé e Puranga Conquista vão ser contempladas com uma ação de cidadania e humanitária que será realizada no dia 3 de setembro. A expectativa é atender um público de 130 pessoas.
De acordo com levantamento realizado pela FEI – Fundação Estadual do Índio – em parceria com a Semasc – Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania – 90% desses indígenas não possuem todos os documentos ou precisam atualizar. O que além da qualidade do serviço de internet, acaba dificultando o acesso a programas governamentais. O assistente técnico da FEI, Sidislay Garcia, relata as vantagens de ter a documentação em mãos.
A ação acontecerá no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável Professor Roberto Vieira, localizado na RDS do Tupé. A atividade é resultado de uma parceria entre a FEI e a Prefeitura de Manaus. Entre os serviços de cidadania disponíveis, estão: emissão e atualização de documentos, além inserção no CAD único. Já no âmbito humanitário: atendimentos de saúde e beleza, entre outros.
A próxima comunidade indígena do Amazonas a receber ação deste tipo é a Aldeia Sauim, localizada na zona rural do município de Itacoatiara. A programação está marcada para o fim do mês de setembro, e contará com oficinas de empreendedorismo. A intenção, segundo Sidislay Garcia, é fortalecer as atividades econômicas deste povo indígena.
A FEI – Fundação Estadual do Índio – está realizando coleta de roupas e brinquedos que serão encaminhados às comunidades indígenas da reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista e Tupé durante a ação. As doações podem ser feitas até o dia 1º de setembro na sede da FEI, na avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova; e na sede da Semasc, na avenida Ayrão, s/nº, Centro, das 8h às 17h.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: FEI/AM