O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) instalou, nessa segunda-feira (9), um cerquite (tela de proteção) na praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, para reforçar a sinalização de segurança dos frequentadores, em razão da vazante que atinge o Estado.
O cerquite instalado é para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas, tendo 1,20 metro de altura e 1.500 metros de extensão. De acordo com o coordenador da comissão que gerencia o complexo, o administrador Alberto Maciel, a limitação física é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.
Ao todo, trinta placas informativas, em destaque vermelho, sobre a proibição de uso da praia para o banho estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos. Também atuam no monitoramento os corpos permanentes de segurança, incluindo equipes de fiscalização do Implurb, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
O prefeito David Almeida assinou o decreto 5.697, no dia 2 de outubro, interditando a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.
Desde a interdição, conforme a cota no Porto de Manaus, o rio Negro desceu ainda mais 88 centímetros, estando na última medição, feita ontem, em 14,41m.
Com informações da assessoria
Imagens: Jairo Lopes/Semcom