A praia do Complexo da Ponta Negra, em Manaus, volta a reabrir aos banhistas a partir deste sábado (02). Até então, o local só estava aberto de segunda a sexta-feira. Aos domingos, feriados e pontos facultativos, a praia deve permanecer fechada. Segundo o prefeito de Manaus David Almeida será um teste para a liberação em um dia do fim de semana.
Para frequentar o balneário, será necessário apresentar a carteirinha de vacinação. Nos pontos de acesso à praia, a partir de hoje, equipes da prefeitura vão direcionar e orientar os usuários para que apresentem a carteira de vacinação, que pode ser a versão digital, por meio do aplicativo Conect SUS com as informações de imunização.
O subcoordenador da comissão do Parque Ponta Negra do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) explicou que serão montados 6 pontos estratégicos para solicitar a documentação. Quem esquecer a carteirinha, deve apresentar o documento de identidade e CPF para que as equipes verifiquem no sistema se a imunização está em dia. Porém a pessoa que não estiver vacinada, não será expulsa do local, mas sim será orientada quanto à necessidade de realizar a imunização.
Será preciso usar a máscara de proteção, realizar limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool em gel, além de manter o distanciamento mínimo.
É importante também respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pelo Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Com o período de seca, a atenção deve ser redobrada.
O Rio Negro já baixou 7,4 metros desde a cheia histórica. Com a vazante, a praia perene está com a faixa de areia ampliada e a prefeitura informou que o local recebeu serviços de manutenção.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar