Após subida do Rio Negro, Praia da Ponta Negra é liberada para banhistas

Após subida do Rio Negro, Praia da Ponta Negra é liberada para banhistas

Após subida do Rio Negro, Praia da Ponta Negra é liberada para banhistas

A partir desta terça-feira, 26/12, a Praia da Ponta Negra, um dos cartões postais da Cidade de Manaus, estará liberada para banhistas. A abertura da praia ocorre após o Rio Negro atingir a cota de 17,94 metros de profundidade. Os banhistas devem estar atentos e respeitar as normas de segurança divulgadas em placas no espaço turístico.

De acordo com o laudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e medições do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBAM), o complexo turístico foi interditado no dia 2 de outubro, após a praia apresentar riscos à população, devido à proximidade entre o fim do aterro perene da praia e o leito natural do rio, o que gera alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.

Segundo o Diretor Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano – IMPLURB, Carlos Alberto Valente, todos os estudos técnicos já foram realizados pelo Corpo de Bombeiros e a praia está apta para uso.

De acordo com o Prefeito de Manaus, David Almeida, a praia ficará aberta ao público até 17h00 e contará com fiscalização para prevenir afogamentos.

Em função da cheia dos rios, há vegetação concentrada em alguns pontos da orla da Ponta Negra. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semusp) fará a retirada para o melhor acesso da população.

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar

Fotos – João Viana/Semcom