O Rio Negro, nesta sexta-feira 29/11, apresentou nível de 14,30 metros, com uma elevação menos intensa após um longo período de estiagem. A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça a interdição do banho no balneário da Ponta Negra, zona Oeste, devido ao volume de água abaixo da cota de segurança, estabelecida em 16 metros.
A medida visa garantir a segurança dos banhistas, com exceção para atletas e praticantes de esportes aquáticos, que podem usar a área para atividades específicas, como remo e canoagem, explica o coordenador da Praia da Ponta Negra, Alberto Maciel.
O Decreto 5.985/2024, assinado pelo prefeito David Almeida, estabeleceu a interdição por 90 dias, com base em laudos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A interdição é uma medida prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público e outros órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
Durante esse período, a Prefeitura, com apoio de diversas forças de segurança, monitora a área para garantir a segurança e a integridade das instalações do complexo.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar