Povos originários do AM terão primeiro ambulatório especializado na Fundação Alfredo da Mata

As discussões sobre a implantação do primeiro ambulatório para atendimento aos povos originários do Amazonas, em uma Fundação de Saúde, voltaram à tona na última semana durante encontro entre a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) e o Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI/Manaus.

Na ocasião foram discutidas questões importantes como a adequação do atendimento ambulatorial às necessidades e especificidades dos povos tradicionais. O Amazonas possui pelo menos 70 etnias reconhecidas e a atenção à saúde indígena requer logística, acolhimento, e sensibilização nos atendimentos, como destaca o diretor-presidente da Fuham, Ronaldo Amazonas.

O processo de implantação do ambulatório para os povos originários na Fundação teve início em 2019, mas devido a pandemia foi paralisado, sendo, agora, retomado.  A proposta definitiva deve iniciar com a realização de uma oficina de capacitação, oportunidade em que o DSEI Manaus e Fuham irão discutir todo plano de ação para a consolidação do ambulatório.

De acordo com o diretor, a implantação de um ambulatório para assistência à saúde indígena implica em recursos financeiros oriundos de orçamento federal, da Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Tânia Rego – Agência Brasil