Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, nesta sexta-feira,19/04, organizações ligadas à Igreja Católica de Manaus em conjunto com entidades civis, realizam um ato público em defesa dos povos indígenas e contra a exploração de potássio em território Mura.
A iniciativa surge em um momento crítico, em que os povos indígenas enfrentam uma série de desafios, desde a invasão de suas terras por indústrias extrativistas, violência e discriminação. O ato público visa chamar a atenção para questões urgentes, como a exploração de potássio em território Mura, no município de Autazes, destaca o coordenador da Pastoral Indigenista, Padre Rodrigo José de Paula.
A Igreja Católica, historicamente comprometida com a promoção da justiça social e dos direitos humanos, desempenha um papel importante na defesa dos povos indígenas e na denúncia das injustiças que enfrentam.
O ato público tem início às 14h com a concentração na Praça da Saudade e caminhada às 15h em direção ao Largo de São Sebastião.
A manifestação é uma oportunidade para celebrar a rica diversidade cultural e espiritual dos povos indígenas, reconhecer suas contribuições para o patrimônio cultural da humanidade e reafirmar o direito dessas comunidades de viverem de acordo com suas tradições e valores ancestrais.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar