Em encontro com o governador Wilson Lima, lideranças indígenas da etnia Mura, que vivem em Autazes, manifestaram apoio ao avanço na exploração do potássio no município.
A reunião aconteceu nessa segunda-feira (25), na sede do Governo do Amazonas, com a participação de representantes da potássio do Brasil, deputados e secretários estaduais.
Segundo o governador, o apoio do povo Mura é importante não apenas para o desenvolvimento do município de Autazes, mas para o Amazonas, com a possibilidade de consolidação de uma nova matriz econômica para o estado.
Ouça o áudio:
O representante do povo Mura, José Cláudio, entregou ao governador Wilson Lima uma ata e relatório de uma reunião ocorrida entre lideranças indígenas aceitando a continuidade do projeto potássio Autazes.
Ouça o áudio:
No dia 25 de agosto deste ano, a Justiça Federal do Amazonas anulou a licença prévia do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e estabeleceu que a competência para o licenciamento do empreendimento é do Ibama. A decisão atendeu pedido do Ministério Público Federal, que alega que o empreendimento vai impactar terras indígenas na região de Autazes.
O município detém uma das maiores jazidas de potássio do mundo. De acordo com a pesquisa mineral realizada pela potássio do Brasil, o município dispõe de reserva mineral de mais de 170 milhões de toneladas de cloreto de potássio. A produção tem potencial de expansão para 50% do consumo brasileiro até 2030.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação