A Cop 27 reuniu durante duas semanas, governos, empresas, cientistas, organizações da sociedade civil e ativistas. Todos em busca de ações mais enérgicas para frear o aquecimento da terra com a implementação de mudanças efetivas.
O Amazonas já começa a alinhar parcerias para ajudar a mudar essa realidade. Uma comitiva formada por representantes Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo Britânico estiveram no estado para uma cooperação com o governo estadual. A ideia é colocar em prática um projeto rural sustentável visando mitigar as emissões de gases do efeito estufa a partir do desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis. Como explica o secretário de Meio Ambiente de Amazonas, Eduardo Taveira.
A meta é melhorar, também, as práticas de uso da terra e manejo florestal utilizadas pelos pequenos e médios produtores rurais nos biomas da Amazônia. De acordo com o presidente do IABS, Luís Tadeu Assad, a proposta discutida durante o encontro com os representantes é de que sejam beneficiadas no Amazonas, por meio da parceria, unidades de conservação que já tenham atividades dessa natureza.
Emma Donnelly, chefe da Divisão de Clima e Biodiversidade, do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Governo Britânico, ressalta as expectativas quanto a parceria firmada.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Sema