Portugal passa a reconhecer certificados de vacinação contra a Covid-19 emitidos no Brasil

Neste sábado (18), Portugal começou a reconhecer os certificados de vacinação e recuperação emitidos por outros países.

Na prática, a medida significa que deixa de ser obrigatória a apresentação de testes negativos apenas na chegada de turistas aos aeroportos portugueses. A dispensa de testes não se aplica a atividades culturais e gastronômicas em Portugal, onde são obrigatórios, como restaurantes nos finais de semana ou hospedagem em hotéis.

O Brasil e os Estados Unidos estão na lista, mas a autorização vale apenas para as vacinas reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento da União Europeia: Janssen, AstraZeneca, Moderna e Pfizer.

A nova regra, válida também para passageiros de cruzeiros e atrelada à renovação quinzenal dos voos de turismo, vigora até 30 de setembro e pode ser prorrogada ou revogada conforme a situação da pandemia.

Outros países que também tiveram o reconhecimento dos certificados de vacinação, desde que haja reciprocidade, são Arábia Saudita, Austrália, Bósnia-Herzegovina, Canadá, Coreia do Sul, Jordânia, Nova Zelândia, Qatar, República da Moldova, República Popular da China, Singapura, Ucrânia, Uruguai, Hong Kong, Macau e Taiwan.

Fonte: Agência Brasil

Fotos: Agência Brasil