A pupunha é uma fruta típica da região amazônica. Sua safra ocorre nos primeiros meses de cada ano. Isso significa que agora, estamos na época da colheita. Tradicionalmente, a pupunha é consumida junto com café. Mas também pode ser consumida sozinha. Na safra, a pupunha é encontrada com facilidade em Feiras e Mercados de todo Amazonas. A pupunha também abastece o mercado consumidor de outros Estados, como explica Vanessa Mota, que é produtora do fruto na região.
Em Manaus, o cacho da pupunha custa em média entre 15 e 40 reais. Mesmo no período da safra, a pupunha teve uma alta no preço. O motivo a escassez do fruto no mercado devido a estiagem prolongada. Até mesmo os municípios considerados grandes produtores de pupunha, tiveram perda na safra durante a seca dos Rios. A Conceição Marinho é feirante na capital amazonense e diz que a sente uma baixa produção da pupunha esse ano.
Além da baixa produtividade, a estiagem afetou o desenvolvimento dos frutos que apresentam nessa safra deficiência na formação. Com a pupunhas menores e cachos desbulhando, a feirante diz que o jeito é vender a pupunha solta para evitar prejuízos.
Além de saborosa, a pupunha é uma ótima fonte de ferro, potássio e cálcio, que são importantes para a saúde do coração, dos músculos e dos ossos. O Nutricionista Alexandre Guimarães, diz que a pupunha é rica em fibras alimentares, que dão mais saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.
A estiagem pode até ter afetado a safra da pupunha na região. O que o clima não vai interferir, é no costume dos amazônidas de consumir essa delícia com um bom e velho cafezinho.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet